Alegria

[vc_row][vc_column width=”1/4″]

| Era por baixo de nós que desta vez o sol subia no horizonte. Podíamos ser maiores que o tempo, ali, entre o céu e a terra. |

 

[share facebook=”true” twitter=”true” linkedin=”true” title=” “][image type=”none” float=”left” info=”none” info_place=”top” info_trigger=”hover” src=”530″ alt=”Matthias Schrader/AP” title=”Matthias Schrader/AP”][/vc_column][vc_column width=”3/4″]

Uma coisa hás-de sempre saber que é certa: Tu. Disse-lhe ele muitos anos depois voando sobre um rio cego de sede no norte de África. Era a mesma manhã em que onze anos depois tinham feito daquele beijo um caminho.

A Mónica e o Josué batizavam de alegria os lugares e os amigos como se fossem profetas. Daqueles que fazem chorar o céu no deserto. Perto deles todas as cores eram nomes. Todos os cheiros risos, o tempo eterno, e as alegrias puras como a neve, quase impossível naquelas paragens. Magia era pequeno substantivo para tanta conjugação.

Foi daquela rua estreita que, nos dias seguintes, haveriam de sair todos os caminhos que nos aproximaram ainda mais. Havia de ser lá, no coração da enorme cidade vermelha, ocre e baça de secas milenares, que celebraríamos continuamente, com verdadeiro prazer, a nossa transparente amizade transatlântica.

Nessa manhã a missão era outra vez levantar voo – pensou ela. Ainda de madrugada, o sol a dormir, o vento uma brisa, deixámos o chão com a mesma suavidade que devia ter tido daquele beijo de há muitos anos atrás. A claridade anunciava bonança. Via-se de cima a vida toda.

Depois o voo. Quantos tempo duram as memórias? E quanta vida ainda por chegar! O chão fazia-se cada vez mais longe e o tempo quase eterno.

Era por baixo de nós que desta vez o sol subia no horizonte. Podíamos ser maiores que o tempo, ali, entre o céu e a terra.

Sei bem como se cumprem os milagres – disse-lhe eu – É assim.

Em breve tudo haveria de ser cumprido. Aqueles dias que passámos juntos, roubados ao tempo, foram liturgias mágicas de todas as cores, todos os nomes, tropicálias risadas e futuros ainda por chegar.

Melhor era impossível.

[/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][/vc_column][/vc_row]