Papá onde estás


Será do género?

A nova capa do jornal Charlie Hebdo está a causar polémica nas redes sociais. A publicação usou uma caricatura do cantor belga Stromae com membros mutilados das vítimas à sua volta. Acompanham a imagem trechos que parodiam uma das músicas do cantor, Papautai? (Pai onde estás?): os membros respondem “aqui”, “ali” e “também aqui”. Vivemos num mundo onde a defesa da liberdade de expressão é medida consoante o acontecimento. Em Janeiro de 2015 fomos todos Charlie, ontem fomos todos Luaty, mas e hoje?

Do sexo?

Após os ataques sexuais na passagem do ano, a Mitteldeutsche Regiobahn, uma operadora de comboios alemã, criou uma carruagem exclusiva para mulheres que podem fazer-se acompanhar de crianças até aos dez anos. Não era suposto criarmos um mundo cada vez mais seguro e igualitário? Será que estamos a regredir?

Ou amor?

Ao início da manhã um homem desviou um airbus da EgyptAir para o Chipre com o objetivo de contatar a ex-mulher. O pirata do ar disse ao piloto ter consigo um cinto de explosivos, forçando o desvio do voo MS181 para o aeroporto cipriota de Larnaca. O medo tornou-se a arma mais poderosa e está ao dispôr de qualquer pessoa….perigoso!

O mundo anda perigoso? Anda. Mas vale a pena ouvir as histórias.

Portugal ganhou à Bélgica. Foi no único dia em que não valia a pena ganhar, mas foi assim.