É milagre

“A História é a ciência da infelicidade humana!”

“L’histoire est la science du malheur des hommes”
R. Queneau, escritor françês, 1908-1976  – Une histoire modèle

Lula pensou que tinha tudo controlado mas ainda há arautos na justiça brasileira. O juiz federal Preta Neto, suspendeu hoje a posse do ex-presidente na chefia da Casa Civil. E agora perguntam vocês, porquê? O juiz Sérgio Moro levantou o sigilo ontem sobre as escutas Lula da Silva. As conversas gravadas pela Polícia Federal captam o momento em Rousseff arquiteta esta decisão para ajudar o amigo a fugir ao processo judicial.

Em Portugal depois do encontro com o Papa Francisco, o Presidente da República anunciou que irá promulgar nesta sexta-feira o diploma que repõe os quatro feriados suspensos, dois dos quais religiosos. 2016 torna-se assim um dos anos com mais hipóteses de ponte. Boas notícias para os trabalhadores. Mas será que é disto que o país precisa? Estamos a tentar quebrar o ciclo da crise mas brindamos sempre que surge a hipótese de não trabalhar. Um paradoxo.

Termino com um assunto incómodo para a PJ. A inspetora da polícia judiciária Ana Saltão, condenada a 17 anos pela Relação de Coimbra vai de novo ser julgada, decidiu Supremo. O Ministério Público tinha defendido a absolvição da inspetora da PJ mas os juízes conselheiros da 3ª secção do Supremo decidiram que o caso deve ser julgado de novo dados os “vícios” constantes da decisão de condenação. Para seguir.